QUEM SOMOS

_

______ Sistema Itália” é um conjunto de setores que identificam o modelo italiano de desenvolvimento, com destaque para a positividade do nosso País sobre os princípios da Civilização, da Democracia, da  Cultura, da Proteção Social e Economia.

______  Essa expressão define um  Sistema Itália, cujo objetivo é também desenvolver redes de cooperação entre a Itália e outros países estrangeiros em diferentes campos.

______  Sistema Itália Fortaleza” constitui a representação diplomática italiana existente no território brasileiro sob sua jurisdição, que no nosso caso inclui as seguintes Áreas:

  • Setor de Documentos: Estado do Ceará e Correspondência Consular do Estado do Piauí.
  • Setor Cultural: Estado do Ceará – Acordos Bilaterais Culturais entre  Itália e  Brasil.
  • Setor Social: Estados do Ceará e Piauí – Correspondência Consular- Patronato ITAL Região Nordeste do Brasil.
  • Setor Econômico: Câmara de Comércio Ítalo-brasileira Região  Nordeste.

______  As atividades específicas que caracterizam  os vários setores são:

______ DOCUMENTOS (Consulado italiano em Fortaleza)

______  Nosso Escritório Consular italiano visa assegurar a proteção dos interesses dos cidadãos italianos fora do Estado Italiano e oferece assistência social aos compatriotas.

______  Serviços consulares são prestados de acordo com os Princípios de Igualdade, de Equidade, de Eficiência e Transparência e aqueles de natureza administrativa são fornecidos, de acordo com o princípio da jurisdição territorial, apenas para cidadãos italianos ou estrangeiros residentes no Estado Cearense.

______  Dentro desse Seguimento são estabelecidas e regulamentadas as relações com as instituições locais e com o Consulado Italiano em Recife (Consulado Geral de referência), bem como aqueles com os usuários diretos; arquivos, também, são gerenciados e atualizados com os dados dos compatriotas, além do mapeamento dos residentes no território brasileiro. Em particular, o trabalho do Consulado Italiano, em Fortaleza, abrange diferentes serviços: Registro, Assistência, Cidadania, Cartório, Serviço Eleitoral, Passaporte, Pensão, Estado Cívil, Visto, Estudo, Adoção, Legalização.

______ CULTURAL (ICIF – Instituto Italiano de Cultura de Fortaleza)

______ Criado em 1997, com o objetivo principal de ensinar e promover a língua e a cultura italiana, assinou, recentemente, vários acordos importantes com a renomada Instituição UNIFOR (Universidade de Fortaleza ), entre eles o reconhecimento oficial através do convênio com a UNISTRAPG (Universidade de Perugia – Itália) do título de especialização do Curso de Pós-Graduação – Política, Direito e Relações  Internacionais.

______  O corpo docente do Instituto de Cultura Italiana de Fortaleza (ICIF) é formado por cinco professores e  um Diretor Didático, todos nativos;  compõem ainda o   quadro de profissionais do Instituto,  uma secretária e uma pessoa designada para serviços gerais. O Instituto tem cerca de 200 alunos ativos em nossa sede e oferece também vários cursos gratuitos para o aprendizado da Língua e da Cultura Italiana no Estado do Ceará, junto às Escolas ligadas as Instituições de Caridade.

______  SOCIAL (Patronato ITAL e Assitência Consular)

______   Ativo  há cerca de três anos, graças à visão e ao grande apoio dado pelo PATRONATO ITAL de São Paulo, que avaliou com antecedência as grandes oportunidades e desenvolvimento de habilidades no campo Patronal que a Região  Nordeste oferece, ajudou a criar  a representação diplomática italiana na  área assistencial social, em Fortaleza , transmitindo a função  para o Dr. Cesare Villone. Esse setor colabora, ativamente, com a Sede do Consulado Italiano de Recife, ajudando, de modo decisivo, os compatriotas que se encontram em dificuldades no Estado do Ceará. O Patronato resolve as questões práticas relacionadas com a Pensão Social, de Assistência Social aos cidadãos italianos em dificuldades e junto aos presidiários, cooperando com a Justiça, com as forças policiais, e com todas as questões que envolvem a proteção social, jurídico e serviços de emergência.

______ ECONÔMICO (CCIN – Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio no Nordeste):

______  Fundada em 2010 com o apoio das grandes instituições italianas no Brasil, a Câmara de Comércio Ítalo-brasileira no Nordeste (CCIN), foi criada  para dar um suporte concreto aos operadores italianos(cada vez mais numerosos) com a finalidade de intermediar as negociações entre os empresários italianos e brasileiros no prometente mercado nordestino  brasileiro;  impulsionar o comércio e as negociações  entre a Itália e o Brasil; bem como prestar consultoria e uma série de outros serviços, diretamente, ligados aos dois países.

______ Foi reconhecida pela Associação das Câmaras Italianas (ASSOCAMERE – Órgão integrante do Ministero  Dello Sviluppo Economico Italiano), com sede em Roma(IT), em maio de 2013. Assinou, recentemente, um acordo com os outras seis Câmaras de Comércio Italiana reconhecidas no Brasil, visando a criação de uma rede integrada intercameral em todo o território brasileiro, com o objetivo de tornar os serviços prestados aos associados mais abrangente, rápido e funcional.

______  Entre os serviços oferecidos aos membros participantes destacamos:

  • Obtenção de informações sobre: o mercado, o investimento, as áreas geográficas e sócio-econômicas, os setores de investimento , os indicadores sócio-econômicos e a possibilidade de comércio com o  exterior.
  • Consultoria: constituição de empresas, obtenção de visto de permanência, ajuda e supervisão de reestruturação de negócios, controle financeiro e modelo financeiro, processos de produção, aplicação de estudos sobre a interação entre os clientes e os clientes /empregados, ergonomia, pesquisa de mercado e de pessoal especializado, diagnósticos empresariais, jurídicas, contábeis e fiscais.
  • Tribunal Arbitral entre particulares (pessoas físicas e jurídicas).
  • Análise da documentação necessária para a compra e venda de imóveis, laudos periciais jurados, as avaliações das atividades comerciais.
  • Import-Export: transporte, logística, frete, desembaraço aduaneiro, cálculo de impostos e taxas, importação através de uma atividade comercial de nossa confiança.
  • Eventos: realizações de eventos, exposições, feiras, casas abertas, oficinas, apresentações de produtos, marketing e distribuição.
  • Organização de missões empresariais, incluindo agenda de reuniões com empresas, associações, instituições, serviço de transporte, tradutores e intérpretes.

______  O “Sistema Itália Fortaleza”, oferece serviço e assistência aos compatriotas que se encontram em território cearense; cria e desenvolve colaborações bilaterais em campo cultural, econômico e social interagindo com as organizações, associações, instituições italianas e brasileiras, a fim de melhor sua intervenção e de consolidar-se território cearense, procurando satisfazer às necessidades dos  associados  com habilidade, cuidado e respeito às Leis Brasileiras.