CULTURA

_

CARNAVAL, FESTA MUNDIAL DA ALEGRIA!

 _

O carnaval brasileiro é conhecido no mundo todo como sinônimo de alegria e festas, e, no Ceará não é diferente. Em Fortaleza é comemorado ainda o pré-carnaval, uma espécie de preparação algumas semanas antes do verdadeiro festival começar, um “aquecimento” para as escolas de samba locais.

1Não se sabe ao certo sobre o surgimento das festas carnavalescas, mas segundo alguns estudiosos, elas surgiram na Antiga Grécia em meados dos anos 600 e 520 a. C. como uma forma de agradecimento aos deuses. Alguns anos depois, o Carnaval passou a ser adotado pela Igreja, realizando cultos oficiais que baniam os atos pecaminosos dessas festas. Com o tempo a prática das festas foi se espalhando e cidades de toda a Europa adotaram a data festiva em seu calendário.

 No Brasil, o carnaval acontece aproximadamente 40 dias antes da Páscoa. Esse período entre o carnaval e a Páscoa é chamado de quaresma, que representa um tempo de sacrifício, pois foi o tempo que, segundo a Igreja, Jesus passou no deserto sem comer e beber, por isso algumas pessoas, nessa época, deixam de comer carne vermelha e abstém de práticas cotidianas que lhes dão algum prazer.

As festas foram tão aceitas pelos brasileiros que acabaram se tornando parte da cultura do país. Praticamente todas as cidades de todos os estados pulam carnaval. Em Pernambuco, a dança típica do carnaval é o frevo, atraindo milhares de pessoas para assistirem os blocos de rua na avenida. O maior de todos do Brasil é o carnaval do Rio de Janeiro. Faz tanto sucesso, tanto com os nativos quanto com os turistas estrangeiros que desde 2004 vem ganhando destaque no “Guinness Book” como o maior do mundo, com aproximadamente dois milhões de pessoas por dia nos blocos de rua da cidade do Rio de Janeiro.

2

Em Fortaleza, é tradição, além do carnaval, o pré-carnaval. É como um ensaio para o verdadeiro festival. Acontece ao entardecer dos finais de semana que antecedem a data principal, onde milhares de pessoas se reúnem nas ruas do centro da cidade para prestigiar os ensaios dos blocos e escolas de samba locais como o famoso “Bloco Carnavalesco Bons Amigos” e a bateria de samba “Unidos da Cachorra” que desfilam tocando samba e alguns ritmos nordestinos.A primeira escola de samba que surgiu no Brasil foi criada pelo sambista Ismael Silva, chamada Deixa Falar, no Rio de Janeiro. Com o tempo, a Deixa Falar passou a ser a Estácio de Sá. Nesse momento, o carnaval de rua passou a ter um novo formato. Mais e mais escolas de samba surgiam no Rio e em São Paulo e começaram a ter os primeiros campeonatos de escolas que persistem até hoje.

O Bloco Bons Amigos tem origem e base na casa de eventos Buoni Amici’s e tornou-se destaque no pré-carnaval em cinco anos de existência. Em 2010, montou sua própria bateria de samba, a Surdo Bom, que tem toma como referencia as baterias do Rio de Janeiro. O Bloco segue a linha da tradicional escola de samba carioca sem perder as referencias nordestinas.

3

A festividade na capital cearense acontece, principalmente, na Praia de Iracema, onde há apresentações de Maracatu, uma dança típica pernambucana, na Avenida Domingos Olímpio, na qual são feitos os desfiles oficiais das agremiações carnavalescas e na Praça do Ferreira, centro da cidade, lugar que ocorre o pré-carnaval.Para o verdadeiro festival de carnaval, muitas brincadeiras, oriundas dos colonizadores portugueses, são feitas com sprays de espuma, água e farinha. Esse é o chamado de mela-mela. A brincadeira ocorre ao som de musicas animadas nos ritmos forró, samba e axé.

Para quem não gosta de agito e barulho e quer apenas tranquilidade, existe no interior do estado do Ceará a serra de Guaramiranga, que, ao invés da folia carnavalesca trás, no feriado, a calmaria e suavidade do Jazz e do Blues com o “Festival de Jazz & Blues” que reúne artistas de todo o país.

Na Itália, o carnaval é famoso por ser comemorado de um jeito diferente do resto do mundo. As cidades de Veneza, Viareggio e Ivrea possuem os maiores do mundo. As festas em Veneza são marcadas pelas famosas mascaras venezianas, bailes e fantasias, festas pomposas e várias atrações, como: exposições de arte, desfiles de moda, apresentações teatrais, etc.

Em Viareggio, os domingos entre janeiro e fevereiro são marcados por desfiles de carros alegóricos que retratam pessoas famosas, seja da TV, da politica ou do esporte, e sempre com um ar de ironia e sátira. Em Ivrea, o carnaval é marcado pela famosa Batalha de Laranjas, por causa de um protesto contra o tirano Biandrati Raineri.

_

_

Vanessa Meier

Redação Sistema Itália Fortaleza

_

_

1    2  >>>>