INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

_

Há 191 anos, nas margens do Rio Ipiranga, o Brasil se tornou um país independente de Portugal. E para comemorar esse histórico e importante fato, o agrupamento de militares brasileiros fazem desfiles em várias cidades do país, assim como em Fortaleza.

1A história conta que, em 1807, quando a Europa estava sendo dominada por Napoleão Bonaparte, a Família Real e a Corte Portuguesa decidiram fugir para o Brasil antes de um ataque por parte das tropas Napoleônicas. Isso trouxe alguns benefícios para a colônia, como: um desenvolvimento, ainda que pequeno, para a cidade do Rio de Janeiro, até então capital da colônia, onde se hospedariam e a abertura dos portos para o comércio com outros países, principalmente para a Inglaterra, já que esta defendera a Corte Portuguesa contra as tropas de Napoleão e escoltara os mais de vinte e cinco navios portugueses até chegar ao Brasil.

Com aproximadamente 15 mil lusitanos no país, o Brasil começou a exercer as funções de uma metrópole. A elite de Portugal começou a ficar descontente e se sentir desamparados pela sua autoridade politica e queriam que o Brasil voltasse a exercer funções de colônia. Com isso se reuniram e, em 1820, fizeram uma assembleia nacional, que chamaram de “Cortes”, na qual a principal reinvindicação era que João VI retornasse para seu país. Em 1821, o Rei voltou a Portugal e nomeou seu filho, D. Pedro como príncipe regente no Brasil.

Contrariando a Corte Portuguesa, o Príncipe tomou medidas a favor da população local, na época os tupiniquim, baixando impostos e igualou as autoridades nacionais as da metrópole, ganhando assim, a admiração e fidelidade das elites brasileiras. Bastante insatisfeitos com os atos de D. Pedro, as Cortes exigiram que ele voltasse para Portugal e devolvesse a soberania à junta administrativa das elites lusitanas.

2

Em janeiro de 1822, D. Pedro recebeu uma carta vinda de Lisboa que exigia sua volta para Portugal, porém ele negou, proclamando “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico!”.  Esse episódio ficou marcado como o Dia do Fico. Em seguida, ele adotou uma medida na qual toda ordem vinda de Portugal primeiro deveria ser aprovada por ele.

Essa atitude foi o estopim para a Cortes fazendo com que eles mandassem uma nova carta ao Príncipe exigindo a volta dele imediatamente para Portugal sob ameaça de invasão militar caso negasse. Ao receber a carta, em 7 de setembro de 1822, D. Pedro que estava em viagem pelo Estado de São Paulo, parou nas margens do rio Ipiranga e pronunciou a famosa frase: “Independência ou morte!”, rompendo os laços com Portugal. Após esse dia, o Príncipe foi nomeado imperador do Brasil, com o nome de Dom Pedro I.

Para homenagear sua coragem e sua honra, o Dia da Pátria é marcado de comemorações por todo o país, sendo em Brasília o principal deles, quando a Esquadrilha da Fumaça faz um show para aproximadamente 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios e conta com a presença do Presidente da República.

Em Fortaleza a comemoração também acontece, quando os militares brasileiros como a Marinha, Exército, Aeronáutica, Policiais Civis e Militares fazem desfiles na Avenida Beira Mar. A cidade também conta com a Esquadrilha da Fumaça, que reúne cerca de 1 milhão de pessoas no aterro da Praia de Iracema e com cantores locais que vão para animar a festa.

-

-

Vanessa Meier

Redação Sistema Itália Fortaleza

1    2  >>>>