MISSÃO EMPRESARIAL SERIPLAST SRL

PARA JOÃO PESSOA- PARAÍBA.

_

1

Nos dias 5 e 6 de novembro de 2013, a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira do Nordeste recebeu uma empresa italiana SERIPLAST, atuante no setor de fabricação de produtos plásticos para uma eventual parceria com a nova fábrica da FIAT (Fábrica Italiana Automobilística de Torino) em Goiana – Pernambuco.

2SERIPLAST é uma empresa que tem origem na região da Toscana, na cidade de Barberino del Mugello e produz produtos plásticos para setor automotivo e outros setores. Ela trabalha com As embalagens são projetadas pela mesma empresa para cada modelo de carro, tendo em vista a melhor segurança e praticidade no transporte e na movimentação das peças.

A empresa fez contato com a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira do Nordeste, pois em Pernambuco, na cidade de Goiana, está sendo construída a nova fábrica da FIAT, onde ela prevê a produção de até mil veículos por dia.

Apesar de Goiana se encontrar em território pernambucano, sua localidade é muito próxima à divisa do estado com a Paraíba e, o governo deste último está dando grandes incentivos fiscais para as organizações que se implantarem lá: por isso o interesse na cidade paraibana para instaurar a empresa de plásticos.A FIAT, que na Itália já trabalha com a SERIPLAST, entrou em contato com a empresa, pois almeja implantar as mesmas tecnologias para as fábricas brasileiras, principalmente a nova. A SERIPLAST, portanto, foi em um primeiro momento visitar a fábrica de automóveis em Minas Gerais e, depois de acordar com a Câmara de Comércio essa missão, foi para João Pessoa para avaliar a possibilidade de estabelecer uma fábrica de produção no território da Paraíba.

No dia 5 de novembro, o Presidente da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira, o Dr. Cesare Villone e o Responsável Comercial Dr. Claudio Vullo, encontraram em João Pessoa os Representantes da SERIPLAST, Luca Smorti Stefano Zoppi para um primeiro conhecimento e troca de informações com o foco no projeto dessa companhia no Nordeste do Brasil.

No dia 6, houve uma reunião na Secretaria do Governo da Paraíba, junto ao Secretário do Estado da Receita do Governo da Paraíba, Marialvo Laureano, e à Diretora Presidente do CINEP (Companhia de Desenvolvimento da Paraíba), Tatiana Rochana qual os representantes da SERIPLAST apresentaram o projeto de implantação no Brasil, que prevê a constituição de uma sociedade limitada brasileira, com participação da organização italiana como sócia.

Eles apresentaram o projeto em que no ano de 2014 já se iniciaria a produção local, em pequena escala, e em 2015 já uma produção significativa na Paraíba e um contato sempre direto com a Itália, buscando sempre aprimorar a tecnologia e produção.

O projeto foi bem recebido pelos órgãos da Paraíba, que mostraram todas as possibilidades de facilitar na questão fiscal, inclusive teve uma hipótese de conseguir um terreno através dessa agência de desenvolvimento, que seria mais uma facilitação para empresa”. Diz Cláudio Vullo.

Tudo que foi abordado durante a reunião, principalmente os incentivos, será firmado mediante um convênio assinado por todas as partes envolvidas, para que haja um documento oficial.

3Além disso, a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira já informou o valor das taxas de importação e agora está no aguardo de decisões da parte da empresa.Após os encontros na cidade de João Pessoa, a delegação visitou algumas localidades e conjuntos industriais interessantes para a localização do estabelecimento: “Saindo de João Pessoa, visitamos alguns galpões em Bayeaux (PB) e mais um galpão na mesma BR que liga Paraíba a Pernambuco (BR 101) – a poucos quilômetros de Goiana – que está em fase de construção. A última etapa foi a visita ao canteiro de obras da FIAT na cidade pernambucana. A empresa saiu com uma ideia de galpões para alugar, apartamentos, moradia…”. Explicou Claudio.

Claudio acrescenta ainda que “se caso der certo, será muito rápido, pois a FIAT está pretendendo já começar os contatos comerciais com essa empresa e em 2014 eles já devem estar operativos”.

Existem, atualmente, várias empresas italianas entrando em contato com a CCIN com o mesmo objetivo: entrar na sistemática da FIAT. “Nós já tivemos vários contatos por e-mail, então achamos que no próximo ano os Estados da Paraíba e do Pernambuco constituirão uma área de grande interesse para a atuação da Câmara de Comércio, pois a FIAT será um polo de atração de empresas italianas”, finaliza Claudio.

_

_

_

Vanessa Meier

Redação Sistema Itália Fortaleza