Fortaleza Fashion

_

legenda

 _

_

A cidade de Fortaleza tem, hoje, um grande potencial artístico e fashion. Prova disso são os importantes eventos de moda realizados na cidade, como o Fortaleza Fashion Week, o Dragão Fashion Brasil e o Festival de Moda de Fortaleza que movimentam milhões na economia e impulsionam as vendas em quase 80%.

A Semana de Moda mais famosa do mundo, Fashion Week, reúne famosos modelos internacionais para desfilar as peças de renomados estilistas que serão tendência no mundo todo. Ela ocorre em várias cidades do mundo e em algumas capitais dos estados do Brasil também, sendo a São Paulo Fashion Week, no estado de São Paulo, a quinta maior do mundo, atrás apenas de Paris, Londres, Nova Iorque e Roma.

1Fortaleza também sedia a 11° edição da Semana de Moda com o Fortaleza Fashion Week (F.F.W), que ocorrerá nos dias 13 a 17 de outubro de 2013. O Centro de Eventos do Ceará foi o lugar escolhido para exibir esse grande festival de moda, onde serão dispostas duas salas de desfiles, cada uma com capacidade para 600 pessoas. Ao todo 20 marcas femininasmasculinas e infantisserão apresentadas ao público, dentre elas a RhawMenta Café Victor Hugo. A marca Cipolla trás tradição italiana para as passarelas do F.F.W com suas roupas em jeans e o slogan “Cipolla, Jeans fatto a mano”.

O primeiro dia de desfile, por ser um dia após o Dia das Crianças, será voltado para elas com temas e roupas infantis. Também nos dias 13 a 17 desse mês, além de prestigiar o mundo fashion, os amantes da moda vão dispor de dois espaços: um para shows musicais e um gastronômico.

Fortaleza Fashion Week é um importante impulso para a economia da capital cearense, pois projeta em torno de 1,5 milhão de reais em negócios de vestuário e aumenta em cerca de 80% as vendas das marcas que irão desfilar. É esperado que aproximadamente 15 mil pessoas que variam de estilistas e vendedores á pessoas que vão somente para assistir passem pelo Centro de Eventos na semana do dia 13.

2Outro influente evento é o Dragão Fashion Brasil (D.F.B.), mais uma importante semana de moda que acontece anualmente em Fortaleza. Esse festival é reconhecido por descobrir novos talentos locais, sejam estilistas ou modelos, sendo assim, referência no Norte e Nordeste do Brasil.

O projeto do Dragão Fashion Brasil há 15 anos é idealizado e dirigido por Claudio Silveira, produtor de eventos. No ano de 2013, durante os dias 13 a 18 de abril, reuniu 47 grandes nomes, entre estilistas e palestrantes, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, impulsionando a economia local com vendas de peças de vestuário.

Para provar mais uma vez que Fortaleza é a cidade da moda, o Festival de Moda de Fortaleza (F.M.F) apresenta mais de 300 grifes e calcula aproximadamente 10 mil compradores daspeças de roupas locais. Em sua 33° edição, o F.M.F desfilou de 22 a 26 de abril de 2013, três looks de inverno com o tema “As cores de Abril”.  O lugar escolhido para sediar o evento foi o maior shopping atacadista do Norte e Nordeste do país, o Maraponga Mart Moda, localizado na Rua Holanda, 586, no bairro Maraponga, Fortaleza (CE). Algumas celebridades desfilaram para o Festival de Moda de Fortaleza, como o ator Oscar Magrini e os ex- BBB’s André Martinelli e Marcello Soares.

3Além desses grandes eventos, existem também outros em menores proporções, mas que ainda assim ajudam muito na economia e garantem sucesso para as marcas de roupas locais, como o Ceará Summer Fashion, que ocorreu, nesse ano, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em sua 29° edição e o Maraponga 40°, que aconteceu nos dias 28 de janeiro a 1° de fevereiro de 2013, ambos apresentados no shopping Maraponga Mart Moda.

Falando em moda, a Itália é um dos pontos de referência desde o século XI. Tão presente no país que Milão é considerada a capital mundial da moda, além de cidades como Roma, Veneza e Florença, famosas por suas grandes e renomadas escolas de estilistas. Os italianos são conhecidos no mundo todo por seu modo sempre elegante de se vestir, gostam sempre de causar uma boa impressão, ou como eles mesmo falam, “Fare la bella figura”.

O prestígio da moda italiana é fruto de uma longa tradição de trabalho, qualidade, estilo e elegância. Nomes altamente considerados por todo o mundo como Valentino, Versace, Gucci, Giorgio Armani, Prada, Dolce & Gabbana, entre outros são italianos e promovem a moda em âmbito mundial.

Fruto desse crescente mercado fashion em Fortaleza e da tradição e experiência da Itália, é esperado cada vez mais a presença de marcas italianas ou que sigam a tradição italiana de se vestir nos eventos de moda da capital cearense.

_

_

Vanessa Meier – Redazione

Sistema Italia Fortaleza