_

“Inicio do curso de “Proteção internacional do indivíduo e do meio ambiente”

 

O primeiro grande passo da colaboração acadêmica entre a Universidade de Fortaleza e a Universidade para Estrangeiros de Perugia.

Na quarta-feira, 16 de outubro às 19 horas, foi iniciado, como planejado, o curso “Proteção Internacional do Indivíduo e do Meio Ambiente”, inserido no programa de especialização com dupla graduação entre a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a Universidade para Estrangeiros de Perugia(UNISTRAPG).

O inicio de tal curso consagra, assim, o primeiro passo da colaboração entre as duas Universidades e inclui palestras gravadas peloProfessor Roberto Giuffrida, docente da UNISTRAPG e criador da disciplina.

Trata-se de 10 lições sobre o tema da Proteção Internacional do Individuo, o lançamento do mesmo teve inicio na noite de ontem e vai continuar pelos próximos dias 17, 18 e 19.

“A resposta dos alunos foi muito boa e satisfatória. A aula de ontem (16) certamente teve um bom resultado. Durante essa reunião foi apresentado o programa inteiro do curso e em um segundo momento foi distribuído o material didático necessário para o estudo juntamente com todos os instrumentos de apoio disponibilizados pela Universidade de Perugia, no qual os alunos podem acessar entrando na pagina da web do curso, propositalmente criada, que inclui a possibilidade de baixar os materiais em PDF. Nos dias seguintes, quinta-feira 17, sexta-feira 18 e sábado 19, continuarão as projeções das 10 vídeo-aulas programadas.”. Afirma o Doutor Claudio Vullo – Coordenador do Projeto de Dupla Graduação ICIF – UNISTRAPG e tutor presente na aula no campus da UNIFOR.

A segunda parte do programa, no entanto, será apresentada pessoalmente na UNIFOR pelo ProfessorGiuffridaa partir do dia 19 de novembro ao dia26, finalizando o curso. A razãoda presença do Professor em Fortaleza é também de solucionar as duvidas dos estudantes relacionadas à primeira parte do curso e fazê-los aprovados nos exames conclusivos.

A aula introdutiva de quarta-feira tocou aspectos importantes do direito internacional e em particular, como ele é focado nas Convenções Internacionais que regulam o Direito Internacional Humanitário (Convenção de Genebra e Convenção de Haia). Além disso, foram também apresentadas as convenções internacionais na base dos Direitos Humanos Fundamentais, onde a Convenção de São Francisco é a mais importante.

opNa foto acima: os estudantes do curso de “Proteção internacional do indivíduo e do
meio ambiente” e o professor do curso Claudio Vullo.

 

_____