JULGAMENTO DO MENSALÃO

_

_
presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)Joaquim Barbosa, deve expedir nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, novos mandados de prisão para condenados no julgamento do mensalão.  Barbosa, relator do processo, já havia ordenado a prisão de 12 réus na última sexta-feira.

1

O mensalão é um termo popular que explica o ato de corrupção em que, periodicamente, foram transferidas grandes quantidades de dinheiro de forma ilícita a favor de determinados interesses. A primeira vez que se usou essa palavra foi em 2005, quando o STF investigou as denúncias de ações fraudulentas de políticos brasileiros que estavam supostamente depositando o valor de R$ 30 mil em contas de deputados para favorecer interesses políticos.

Em 2013, o Supremo Tribunal Federal condenou 25 réus do mensalão. Foram 40 denunciados, 25 foram condenados e 12 absolvidos. Foram julgados pelos crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, peculato, evasão de divisas, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha.
Além desses desvios, foi delatado que o Banco Rural fazia empréstimos não contabilizados para financiar o pagamento das propinas aos parlamentares.Segundo Joaquim Barbosa: Houve efetivamente a distribuição de milhões de reais a parlamentares que compuseram a base aliada do governo Lula (ex-presidente do Brasil) no Congresso”.  Isso significa que políticos pagavam propina aos parlamentares que votassem a favor do governo de Luís Inácio “Lula” da Silva.  A compra dos votos de apoio ao Lula fora comprado com dinheiro público desviado da Câmara dos Deputados e do Banco do Brasil.

Entenda um pouco do processo do mensalão:

 Continuar lendo…